O 7ºC do Cerco

Um blogue do 7ºC da Escola EB 2/3 do Cerco. Um espaço para darmos a conhecer os nossos trabalhos e opiniões.

segunda-feira, novembro 20, 2006

O Menino de Porto Alegre, por Mário Gomes

Ronaldo de Assis Moreira, Ronaldinho, nasceu em Porto Alegre, capital do RioGrande do Sul (Brasil), no dia 21 de Março de 1980. A sua infância passou-se nos campos e jardins, onde corria atrás de uma bola, e na sua humilde casa da rua Jerolomo Minuzzo de Vila Nova, um modesto bairro da zonasul de Porto Alegre. Neste lar Ronaldinho foi criado junto a seus pais, João da Silva Moreira e Dona Miguelina, e seus irmãos, Roberto e Deisi. Quanto eletinha oito anos, seu pai, João, que trabalhava como vigilante no Estádio do Grémio Foot-Ball Porto-Alegrense, faleceu, num momento muito delicado para afamília. Roberto, que já tinha começado a trilhar uma promissora carreiracomo futebolista, ajudou sua mãe, funcionária da Prefeitura, a cuidar daeconomia familiar e a zelar pelo pequeno Ronaldinho.
Os primeiros toques
Tinha apenas cinco anos, e Ronaldinho já corria atrás de uma bola. Muitastardes ia jogar com seus amigos no Periquito, um pequeno campo de futebolpróximo a sua casa, lá as crianças sonhavam em ser um dia grandes jogadores. Com sete anos de idade, Ronaldinho começou a jogar na Escola do GrêmioFoot-Ball Porto-Alegrense. Aí jogou com os infantis e juvenis e, como prova deseu talento precoce, chegou à categoria dos profissionais sem passar pela de juniores. Em 1997, Ronaldinho ganhou o Mundial sub-17 e foi proclamado goleadore melhor jogador do torneio. Em Janeiro de 1998 debutou na primeira equipe do Grémio. E, em 1999, o Gaúcho debutou com a selecção brasileira principal naCopa América, onde marcou um golo inesquecível contra a Venezuela.
A família
Só há uma coisa que Ronaldinho ama antes de seu futebol: sua família. Desde ofalecimento de seu pai, Roberto foi seu guia e o ajudou a crescer, tanto noaspecto pessoal como no desportivo. Sua mãe, Dona Miguelina, e sua irmã, Deisi, são os outros dois grandes pilares do jogador. Como ele diz: "eu deixaria tudo por eles". A outra grande paixão de Ronaldinho é a música. Oritmo do jogador brasileiro está no sangue e quando se reúne com seus amigos improvisam sessões de samba. Apesar do sucesso que colheu nos últimos anos, o Gaúcho continua sendo um rapaz de costumes simples, que desfruta, como se fosse a primeira vez, do bife com feijão que a sua mãe preparava e de uma tarde com os seus videojogos.
A Europa
No ano de 2001 chegou o momento de pensar no que fazer com sua carreira:continuar no Brasil ou dar um salto à Europa? No Grémio, ainda que Ronaldinho se sentisse em casa, também é certo que neste clube já não poderia crescermais. Então, depois de pensar com sua família, o jogador foi contratado pelo Paris Saint Germain (PSG). O Gaúcho realizou-se como futebolista na equipegaulesa, e amadureceu como pessoa. Durante esta época também disputou o Mundial da Coréia e Japão de 2002, onde sua velocidade e técnica deixaram uma marca inapagável. Na volta do Mundial, alguns dos maiores clubes da Europa tentaram contratar o jogador. Mas, finalmente, foi o FC Barcelona o clube que, após meses de intensas negociações, conseguiu fechar o contrato com Ronaldinho.
O Gaúcho
Desde seu primeiro jogo com a camisola azul e vinho, Ronaldinho Gaúchodeslumbrou a torcida do FC Barcelona. Seu jogo espectacular, suas jogadas cheias de magia e sua capacidade determinante para decidir as partidas converteram-no numa das peças chave da equipa. Reconhecido em todo o mundo pelo seu talento extraordinário, Ronaldinho recebeu o FIFA World Player 2004 e2005 e a Bola de Ouro 2005, e tudo isso só com 26 anos! Além disso, o Gaúcho converteu-se em um dos jogadores habituais da selecção brasileira, com a qual conseguiu a Copa Confederações 2005, jogando pela primeira vez como capitão. Ronaldinho é feliz jogando futebol. E essa alegria contagia os demais jogadorese a torcida, sua autêntica fonte de energia. Porque, acima de tudo, o que mais emociona Ronaldinho é entrar no campo, desfrutar... e fazer-nos desfrutar.
Mário Nº13 7ºC

Etiquetas: