O 7ºC do Cerco

Um blogue do 7ºC da Escola EB 2/3 do Cerco. Um espaço para darmos a conhecer os nossos trabalhos e opiniões.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Oração do Limpa-vias: trabalho dos alunos para «Arroz do Céu» de José Rodrigues Miguéis.

“O limpa-vias nunca perguntou donde é que chovia tanto grão, sobretudo no bom tempo, pelo Verão, e aos domingos, que até parecia uma colheita regular. Embrulhava-o num jornal ou metia-o num cartucho, e assim o levava à família. (…)E foi assim que aquela chuva benéfica, de arroz polido, carolino, de primeira, acabou por lhe dar a noção concreta de uma Providência. O arroz vinha do Céu, como a chuva, a neve, o sol e o raio. Deus, no Alto, pensava no limpa-vias, tão pobre e calado, e mandava-lhe aquele maná para encher a barriga aos filhos. (…) E começou a rezar-lhe fervorosamente, à noite, o que nunca fizera: ao lado da mulher. Arroz do Céu... “ (José Rodrigues Miguéis)

Este foi o mote para a criação da Oração do limpa-vias…
Pai-nosso que estais no céu
Certificado seja o vosso arroz
O arroz que todos os domingos nos dás,
Que faz as nossas alegrias
E enche as nossas barrigas,
Assim no prato, como no estômago.
Perdoai-nos as nossas despesas,
Assim como nós perdoamos aos miúdos que nos tiram nas moedas.
Não nos deixes cair em massas
e livrai-nos das batatas e dos legumes.

Miguel e André
Arroz que estás no céu,
Santificada seja a vossa colheita.
Venham a nós as massas alimentícias.
Que seja feita a nossa vontade,Assim no subway, como no uptown.
Arroz do céu, espero que continues a chegar com frequência
E com mais variedade.
Assim espero que seja
Cigala, Jumbo, Dia, Carrefour, Lidl e Auchan.
E de tipos diferente como agulha, carolina extra e vaporizado
E não te esqueças da massa.

ARRomen

Joana, Andreia Patrícia, Carla e Mário

Arroz do Céu, eu agradeço-te por me alimentares. O teu arroz é uma dádiva. As minhas preces foram ouvidas. Se não tivesses mandado o teu santo arroz, hoje os meus queridos filhos e a minha esposa nada teriam para comer. Tu sabes que as tuas dádivas são sagradas e que nunca falarei dos teus milagres a ninguém.Eu trabalho, há muitos anos, no subway e nunca havia visto tal mimo.
Obrigado santíssimo e peço-te para que não me desampares (nem a mim, nem à minha família)

Raquel e Diana

Arroz do Céu, agradeço por todo o arroz que me tens dado: por ele estou muito grato. Espero que continues a fazer esse vosso milagre, pois com essa ajuda eu e minha família não passamos fome.Não quero parecer mal agradecido, mas já estou a ficar farto: não nos podes mandar antes dinheiro para irmos ao supermercado?
Obrigado por tudo: desde o dinheiro que acredito vai chegar, passando pelo arroz. Prometo continuar a trabalhar no subway, exercendo a minha profissão com dignidade e resignação.

Ana
Arroz do céu que me tem alimentado, a mim e à minha família, peço-te que continues a chover regularmente no respiradouro.
Obrigado pela tua generosidade.
Rute

Obrigado Deus por me dares este rico arroz santo que alimenta a minha pobre família. Passo o dia a trabalhar e tu ajudas-me muito. Por isso estou grato, por tudo o que me
dás diariamente para me ajudar. Não sei como compensar-te, senão rezando… É o nosso segredo.

Gonçalo

Nosso Senhor que estais no Céu, obrigado por me teres dado este arroz santo para alimentar a minha família numerosa e pobre, porque eu tenho sempre de trabalhar todo o dia e ganho pouco dinheiro. Ámen.

Pedro Sampaio

Querido arroz do céu, agradeço-te por alimentares a minha família. Nós somos muito pobres e não temos nada para comer. Queria ter mais dinheiro para alimentá-la e para mais coisas, por exemplo: roupas, sapatos, … Não podes enviar isso? Eu gostava de ter outro trabalho, porque ganho mesmo pouco: não dá para nada. Agradeço-te muito pelo arroz. Obrigado.

Luís

Arroz do céu: graças a vós tenho andado mais feliz. Cai neve, entra o sol e chega também o arroz que me alimenta.
A minha família renasceu: sois a razão da nossa alegria às refeições.
Tanto arroz que comemos, que em breve ficaremos com os olhos em bico.
Eu agradeço-vos a vossa generosidade,

Liliana, Bruna e Bruna M.

Etiquetas: