O 7ºC do Cerco

Um blogue do 7ºC da Escola EB 2/3 do Cerco. Um espaço para darmos a conhecer os nossos trabalhos e opiniões.

sexta-feira, março 02, 2007

Os Deuses do Olimpo, por Liliana Monteiro

Trabalho retirado em várias fontes da Net:
No princípio havia um grande vazio chamado Caos. Do Caos surgiram os velhos Deuses conhecidos como Titãs, que eram dirigidos por Cronos. Zeus, filho de Cronos, chefiou a nova geração de Deuses adorados pelos gregos da Idade de Ouro.

Zeus, governante do monte Olimpo, rei dos Deuses e dos homens. Sexto filho de Cronos e Réia, estava destinado a ser devorado como seus irmãos pelo seu pai quando a sua mãe o escondeu e deu uma pedra para Cronos comer. Depois de crescido, Zeus deu uma bebida ao seu pai que o fez vomitar os filhos e as filhas devorados. Eles juntaram-se a Zeus contra os Deuses mais velhos e, usando raios roubados, venceram a batalha e ganharam o universo.
Hera, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares. Era esposa-irmã de Zeus, uma das que tinham sido vomitadas por Cronos.

Palas Atenas, virgem padroeira das artes domésticas, Deusa da sabedoria e protectora na guerra dos que lhe rendiam culto. Nasceu da fronte de Zeus. Ela inventou a flauta mas desprezava o instrumento quando via seu rosto desfigurado quando enchia de ar as faces para soprar.


Apolo, Deus do sol e patrono da verdade, do tiro com arco, da música, da medicina e da profecia. Filho de Zeus, fundou em Delfos o oráculo que dava à Grécia conselhos, bons e maus, e profecias claras e obscuras.

Artemis, Deusa-virgem da lua, irmã gémea de Apolo. Padroeira das cidades, dos animais jovens e protectora das mulheres de qualquer idade.
Afrodite, Deusa do amor e da beleza. Nasciam flores por onde pisasse e pardais e pombas voavam à sua volta. Deu vários filhos a Ares, seu amante, entre eles o Medo e o Terror. Tinha o poder de fascinar até os próprios Deuses e colocava a tentação no caminho de Zeus fazendo-o trair Hera.


Ares, Deus da guerra, simbolizado pelo abutre. Era detestado pelos pais, Zeus e Hera, mas era estimado por Hades, porque aumentava a população do inferno quando provocava a guerra. Esteve com Afrodite, mulher de Hefesto, num encontro amoroso.

Hefesto, Deus do fogo e dos artífies. Foi expulso do Olimpo por sua mãe, Hera, por ser coxo. Das suas fornalhas saiu a primeira mulher mortal do mundo, Pandora, a quem os Deuses infundiram vida.

Poseídon, Deus dos mares e dos terremotos. Deu os cavalos aos homens e possuía um palácio de ouro no fundo do mar Egeu. Hermes, filho de Zeus e mensageiro dos mortais. Protector dos rebanhos, dos ladrões e dos malandros e guardião dos viajantes. Festejou o dia que nasceu roubando o gado de Apolo.

Dionisio, Deus do vinho e da fertilidade, da vida alegre e da hospitalidade. Era filho de Zeus e de uma mortal, com ciúmes, Hera tirou-lhe o juízo. Andava pela Terra rodeado de sátiros.

Demeter, Deusa da colheita, criadora dos cereais e dos frutos. Negou seus dons quando Zeus permitiu que Hades lhe levasse a filha, Perséfone, para o inferno. Houve fome até que se chegou a acordo de que Perséfone só passaria um terço do ano no Inferno.

Etiquetas: