O 7ºC do Cerco

Um blogue do 7ºC da Escola EB 2/3 do Cerco. Um espaço para darmos a conhecer os nossos trabalhos e opiniões.

sexta-feira, maio 18, 2007

A história do Badminton, por Liliana Monteiro

O badminton é um desporto desporto individual ou de pares semelhante ao ténis, praticado com raquetes e uma peteca(pena).
Desde a idade média que na Inglaterra se havia um jogo infantil conhecido como BATTLEDORES and SHUTTLECOCKS, em que as crianças usavam uma raquete (pena) semelhante à actual raquete de ténis de mesa, para manter no ar uma peteca (pena). Os participantes na brincadeira colaboravam entre si para manter a peteca (pena) no ar o maior tempo possível. A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX, onde era chamado de poona. Os Soldados do exército inglês interessaram- se e levaram a novidade para Inglaterra em 1870.O nome actual foi adoptado na década de 1980, com origem na “Badminton House”, a residência campestre dos duques de Beufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como "o jogo de Badminton". Ele continuou a ser praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.A peteca de badminton tem dezasseis penas. As melhores são as de penas de ganso, que pesam apenas cinco gramas e geralmente duram dez partidas. A rede fica a 1,55 metros do chão.

É normalmente disputado em campos cobertos, sendo o campo dividido por uma rede. O objectivo do jogo é, usando a raquete, lançar a peteca sobre a rede para o campo do adversário, sem a deixar tocar no chão. Aquele que deixar cair a peteca dentro do seu lado do quadro, ou lançar a peteca para fora do campo, perde a jogada. Se o jogador (ou par) que ganha a jogada for o que a iniciou, então marca um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário a servir, e é esse que ganha o ponto,(igual as antigas regras do volei, os pontos são corridos). O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o set. Um jogo é que tem duração do famoso melhor de três, ou seja quem ganhar 2 "sets" já é o vencedor. Apesar de um campo de badminton ser bastante menor que um de ténis, a distância percorrida por um jogador de badminton pode ser muito maior. Neste desporto, força, velocidade, reflexos e resistência são essenciais. A modalidade é bastante popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão. Também conta com um número razoável de praticantes na Europa e nos Estados Unidos da América.

Etiquetas: